Itaberaba participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e reforça compromisso com a agenda climática

A Prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Recursos Hídricos, está participando da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), realizada entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília. Com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”, o evento marca a retomada, após 12 anos, de um dos principais espaços de debate sobre políticas ambientais no Brasil.

Representando o município, a secretária Adenise Borges participa das discussões ao lado de representantes de 2.570 cidades brasileiras, oriundos de conferências municipais, intermunicipais e livres. O objetivo da CNMA é construir propostas para atualizar a Política Nacional sobre Mudança do Clima e formular o novo Plano Clima, que norteará ações estratégicas de enfrentamento às mudanças climáticas em todo o país.

A conferência está estruturada em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental. Esses eixos guiam os debates em torno das soluções sustentáveis que devem ser adotadas pelos governos em todas as esferas.

“A participação de Itaberaba nesta conferência é essencial para que possamos alinhar as nossas políticas locais às diretrizes nacionais e fortalecer as ações que já vêm sendo desenvolvidas no município. Temos avançado em programas de educação ambiental, fiscalização, gestão de recursos hídricos e iniciativas de reflorestamento e uso consciente do solo. Estar aqui é reafirmar nosso compromisso com a sustentabilidade e com a qualidade de vida das futuras gerações”, afirmou a secretária.

A presença de Itaberaba na CNMA reforça o comprometimento da atual gestão com a construção de políticas públicas eficazes, sustentáveis e integradas às estratégias nacionais e globais de combate à crise climática. A conferência acontece em um momento importante para o Brasil, que se prepara para sediar, em novembro, a COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — em Belém (PA), evento que reunirá líderes de todo o mundo em busca de soluções para o futuro do planeta.

Deixe um comentário