A estrada que liga Couro Seco a Santa Helena foi a região mais votada em uma audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (21/02). O evento foi promovido pelo Banco Mundial (BID), pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e pela Prefeitura de Itaberaba.
Com representantes de mais de 20 localidades da zona rural presentes no plenário da Câmara Municipal, moradores de vilas, distritos e povoados participaram da votação em um modelo democrático para a aplicação dos recursos públicos. Aproximadamente 20 microrregiões dentro do município receberam votos.
Todas as indicações serão consideradas pelo governo estadual, que pretende visitar os locais mais votados com equipes técnicas para realizar o mapeamento e o planejamento das obras. Estão previstas construções de passagens molhadas em áreas alagadiças, pontes e readequação de pontos críticos para o escoamento da produção agrícola, melhoria da trafegabilidade e desenvolvimento econômico das regiões.
De acordo com Silvio Camelyer, representante do BID e da Seinfra, os recursos fazem parte do programa de melhorias de rodovias, que destina parte do financiamento às estradas vicinais do Estado da Bahia. Em 2023, o banco emprestou US$ 37 milhões ao governo estadual para esse fim, e em 2024 o montante deve se manter dentro desse patamar.
O programa também prevê a contratação de mão de obra local para a execução das obras, prioriza comunidades quilombolas e atribui maior peso ao voto feminino no momento de definir a aplicação dos recursos.
Em Itaberaba, a licitação e a contratação da empresa responsável devem ser concluídas até o final do primeiro semestre, com início imediato das obras após o cumprimento de todos os trâmites burocráticos.