TEXTO: WAGNER OLIVEIRA – ASCOM
FOTO: CAIO NEVES- ASCOM
Manipular cerca de 12 mil refeições por dia para 10.500 estudantes é a missão da Central Municipal de Alimentação (CEMA).
Para dar conta dessa operação de grande porte e alta complexidade, que envolve 53 unidades escolares e creches tanto na zona urbana quanto na rural, a CEMA conta com aproximadamente 60 funcionários. Desses, 50 atuam diretamente na produção das refeições, enquanto os demais exercem funções administrativas.
Nas escolas de tempo integral e nas creches, os alunos recebem até quatro refeições diárias. Nos colégios de um único período, é servida pelo menos uma refeição.
A CEMA conta com nutricionistas, supervisores de cozinha e estoque, cozinheiros, além de auxiliares de cozinha e limpeza. Todos estão concentrados na sede da Central, localizada ao lado da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. As equipes seguem uma escala de trabalho de 12 por 36 horas.
O cardápio inclui frutas, sucos, sopas e outros alimentos essenciais para garantir a segurança alimentar dos estudantes, que dependem de uma nutrição adequada para um melhor aprendizado.
Todo o trabalho da CEMA é coordenado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), iniciativa do governo federal gerida pelos municípios. O objetivo é assegurar a nutrição dos estudantes matriculados em todas as etapas e modalidades da educação básica pública.
Para a distribuição dos alimentos, o PNAE conta com caminhões refrigerados. Nas unidades escolares da zona rural, a merenda é produzida localmente, a partir do envio de alimentos in natura pela CEMA.