Início / Nota Oficial / Famílias de Itaberaba contempladas com o Programa Cisternas participam de curso sobre captação e consumo de água da chuva
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O PERFIL DA OUVIDORIA.

A Prefeitura de Itaberaba por meio da Secretaria Municipal de Agricultura realizou entre os dias 25 e 27, no Centro de atendimento à Educação Básica e Formação Continuada – CENACOM, o curso de capacitação Cisternas de Consumo: importância, descrição, manejo e cuidado. O treinamento foi voltado para as famílias contempladas com o Programa Cisternas que prevê a construção de 105 cisternas com capacidade para 16 mil litros de água. O projeto é uma parceria entre a Organização Filhos do Mundo, Consórcio Chapada Forte, Ministério da Cidadania e a Prefeitura de Itaberaba.

Durante os três dias de capacitação, o engenheiro agrônomo Valmir Sousa Santos que coordena as equipes de campo e a engenheira agrônoma Isabele Brito Leite falaram sobre a tecnologia e os dispositivos para a utilização adequada das cisternas de consumos e sobre outas formas de captação e uso da água da chuva. Valmir explicou as técnicas que devem ser usadas na construção e conservação dos reservatórios feitos com placas de cimento pré-moldadas e falou sobre o dispositivo de descarte da primeira chuva que normalmente traz sujeiras do telhado.

As cisternas do programa serão construídas pela Organização Filhos do Mundo, entidade que oferece serviços de assistência técnica e extensão rural, assessoria e fomento à economia solidária e cooperativista nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão e Espírito Santo. Além de cisternas para o consumo humano, a Filhos do Mundo executa obras de cisterna calçadão, barreiro coletivo e barreiro trincheira familiar.

Além da cisterna, o projeto inclui um tambor com capacidade para 80 litros, onde a água suja da primeira chuva fica armazenada, uma bomba manual, um filtro coador, um dreno para escoar o excedente da água e uma tampa, também chamada de porta da cisterna, além de canos para a condução da água até a cisterna. Segundo o secretário municipal da Agricultura, Fabrício Martinez, os materiais para a construção devem chegar às localidades em junho e as cisternas devem ser concluídas no final de julho.

A produtora rural Elielza Fraga, que vive com a irmã e o cunhado no povoado Mandu, é dona de um criatório com mais de 150 galinhas que é uma das suas fontes de renda. Ela conta que nasceu e morou na roça a vida toda e que no mesmo local onde mora existem outras dezenas de famílias que também cria animais e cultiva diversos tipos de alimento. “A água é o elemento mais importante para manter a produção em alta, quando não chove a gente tem que recorrer ao carro pipa da prefeitura ou às vezes compramos a água. Agora com o Programa Cisternas podemos ter água de qualidade para o consumo, e a água do tanque a gente vai usar na produção de animais e de alimentos.

Assim como a família de Elielza, outras quatro famílias da comunidade do Madu também foram contempladas com o Programa Cisternas. As 105 famílias contempladas estão espalhadas por 36 comunidades rurais e povoados do município de Itaberaba.

A comissão que vai acompanhar a execução do projeto é formada por membros da Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, representando o poder público, além da Associação Comunitária de Lagoa Nova, Sociedade Comunitária do Povoado de Lagoa do Curral e Associação dos Produtores Rurais de Serra Verde, representando a sociedade civil.

Sobre Jornalismo Secom